quinta-feira, 22 de maio de 2014

retirar para construir - a síntese final

lembro vagamente agora sobre como aprendi sobre a cor branca na faculdade. como era inserir essa cor, tão neutra, mas que potencializa outras cores e tonalidades. acho que assimilei somente a ideia quando vi uma obra de Lucian Freud em minha frente. eram camadas e tonalidades para dar aquela forte impressão de carne, la chair. (meu espanto no Pompidou levou semanas)
*
acontece de agora de tentar entender como acontece o princípio da "retirada da matéria". M. fazia isso muito bem. construía quadros inteiros de superfície de grafite para depois retirar, traçar pela ausência.
estou naquele momento da pesquisa em que meses inteiros são deslocados para um arquivo morto. minha esperança é que, em algum momento da minha vida, eles voltem a fazer sentido. ou, que, no dia D. não seja inquirida por eles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário